Marion Zimmer Bradley

quarta-feira, 3 de junho de 2009 by AlphaMale
Hoje, à 3 de junho de 1930, nascia uma das minhas favoritas autoras, talvez dentre as de ficção a melhor que já existiu.
Marion me fascinou pelo menos em dois momentos enquanto lia seus dois mais conhecidos livros:
- Brumas de Avalon e;
- O Incêndio de Tróia .
Ambos retratam épicos comuns da literatura mundial, porém com um diferencial mágico. Relatados por mulheres.
Em brumas, Marion reproduz com integridade única e de forma deliciosamente atraente a Saga do Rei Arthur e seus cavaleiros. Como poucas vezes tive o prazer de viajar ao universo medieval tão nitidamente contrastado com as ansias da idade das trevas.
Nesse livro, que no Brasil foi dividido em 4 volumes, a Bretanha no tempo de sua "colonização" é desenhada de forma apurada como se a autora estivesse vivenciando todos os momentos desde o corte dos pastos ao forjar das espadas.

Tudo, sempre narrado pelo olhar detalista de suas personagens.

As batalhas, o temor, a esperança residentes do coração das bravas mulheres que fizeram da Inglaterra um Reino, são fielmente exibidas em linhas cheias de aventura mesclada com amor.

Naquela terra que começava a ser bombardeada pelos preceitos cristãos, homens derramaram sangue por seus ideais.

A forma como ela descreve cada instante, cada vida e olhar atentos às transformações do mundo é tão apaixonante quanto catastrófica e dolorosa. Não tem como não emocionar-se com os livros.

No Incendio, Cassandra é o personagem central, a profeta dos tempos mitológicos de Zeus é a narradora dum drama épico sem precedentes onde uma cidade é invadida por seus inimigos após anos de batalhas.
Relata o estratagema mais ardiloso jamais compactuado nonde reside a maldade de se presentar o inimigo, inflando seu Ego e baixando suas defesas. Talvez um das mais conhecidas e ardilosas tratativas de guerra que gerou inumeras expressões e dezenas de filmes, poemas e literatos.
Cavalos de tróia são nossos virus de computador, são presentes de Grego, são formas de se obter algo por meios escusos.

Essa obra nos leva a conhecer uma Cassandra humana, desprovida de seus traços caracteristicos de vidente pedante e temerosa pelos desastres que se avizam.

De seu nascimento à queda do Trono troiano, dos Deuses e sua influencia na sociedade presente, todo um universo baseado em arquivos tirados do Grego Original, e trabalhosamente desmembrados por Marion em seu esforço de trazer á vida uma catástrofe dramática e sanguinária.

Uma mulher tambem figura saliente nesse meio, Helena, a cobiçada.
A mais desejada das mulheres, aquela que despertou ira e paixão nos corações de Deuses e Humanos, aquela que moveu nações e que de tão bela, não caberia descrever nem em estrelas nem céu de Olimpo.

Sem falar em Darkover, um universo de ficção cientifica tão elaborado que faria Tolkien parecer um menino de primário.



Por essas razões e principalmente por estas obras, Marion é na minha opinião, a mais fantástica e revolucionária escritora que já andou por nosso chão.
Uma pessoa que enfrentou preconceitos por sua sexualidade, por seus ideais, que lutou contra miséria e contra o preconceito e o machismo tão presentes na sua vida naqueles tempos.

Marion me fez um apaixonado por seus livros e um fã incondicional de ficção cientifica e fantasiosa.

Feliz aniversário, Marion Zimmer Bradley!!!!
Posted in | 0 Comments »

0 pessoas leram::

Seguidores